Pular para o conteúdo principal

Destaques

Chernobyl: Resumo e fotos do desastre nuclear soviético.

Chernobyl foi definitivamente um dos maiores desastres nucleares da história da humanidade. Não só pelo simples fato de causar problemas sérios à população local devido a sua radiação, mas também por ter causado sequelas econômicas e governamentais à boa parte da Europa. O problema desse tipo de incidente é que estamos lidando com inimigos invisíveis. A radiação por ionização e fragmentação celular, por exemplo, implicam em problemas na mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem com graves problemas de formação. A alta energia cinética faz com que as células transformadas em íons retirem os elétrons, causando enfraquecimento na ligação celular, consequentemente causando mutação genética. Já deves ter visto aquelas fotos de animais com mais pernas, ser humano sem olho, com deformações na pele, etc. Pode também provocar, quando falamos pelo calor emitido, em queimaduras pequenas ou grandes na pele, por exposição. O próprio câncer e deficiência na medula está incluído n

Polybius - O jogo maldito do governo

Bem vindo ao Planeta Psicótico. Os assuntos abordados são sempre transparentes com o leitor, e verdadeiros com todos. Tudo é abordado apontando a veracidade e as mentiras contadas na internet. Boa leitura.


    Polybius é um game lançado em Portland, Oregon, no ano de 1981 para máquinas arcade de fliperama. A princípio o game tinha como objetivo destruir asteróides e naves inimigas no espaço, onde o jogador controla-o ao redor da tela, numa visão de cima. O visual do game é 2D, com elementos bastante "poligonais" se mexendo na tela e disparando contra o jogador. O visual de fundo, que é bastante colorido, vai mudando de cena em cena, piscando e alterando consecutivas vezes. Se perder uma quantidade de vezes, é game over, uma tela de pontuação aparece e o jogador tem que inserir uma nova ficha para recomeçar. Até aí parece um jogo comum.

    Porém o jogo causou bastante estranhamento para as pessoas da época, pois jogos do tipo eram raros na região. A princípio e empresa lançou o jogo e logo "homens de preto" vinham inspecionar a máquina semanalmente, causando mais estranheza ainda ao público e aos funcionários do fliperama. A princípio o que era para serem coletores de marketing, na realidade eram homens que vinham inspecionar a psico atividade da máquina do jogo. O problema não é esse, e sim o que virá a seguir.

    Segundo a lenda urbana*, muitos jogadores da época estavam ficando "extremamente viciados" com o game, vindo ficar horas e horas jogando e mudando sua percepção sobre qualquer coisa ao redor. O game continha mudanças de cor repentinas, telas piscando sucessivas vezes, mensagens subliminares em centésimos de segundo aparecendo no fundo como "se mate" ou "por que você está me machucando?", rostos em 3D quase invisíveis se aproximando (até bastante avançados para a época, falaremos sobre isso depois), sons esquisitos e repetitivos de naves e asteróides, uma música de fundo um tanto quanto perturbadora... e mais uma série de detalhes incomuns.

    Falando sobre "jogadores viciados", alguns sintomas sérios vinham como consequência ao jogar Polybius. Insônia era comum entre os jogadores, pesadelos sérios, casos de epilepsia foram confirmados, alucinações, ânsia de vômito, convulsões, enxaquecas e até morte. Isso tudo era resultado de algoritmos utilizados na programação do game, que os próprios especialistas tinham criado como teste. O próprio menu do jogo te induz a escolher opções como essas, veja só:


Menu do game.

    O jogo fora produzido pela empresa alemã Sinneslöschen (atualmente não possui mais site oficial), que possui ligação com o governo dos EUA. Na realidade o projeto era treinar soldados, e posteriormente testar o seu público civil, para ver até onde "um jogo poderia controlar a mente" das pessoas. O nome da empresa fabricante tem o significado "privação sensorial", e produziu apenas esse projeto como espécie de teste. Após investigações da polícia, com todos os casos de pessoas doentes e crianças morrendo, a empresa foi extinta e os produtores desapareceram. Todas as máquinas atualmente estão extintas.


*creepypasta da internet, fonte: https://www.creepypasta.com/polybius/


Foto da réplica da máquina.

A VERDADE POR TRÁS DESTA HISTÓRIA

A verdadeira história é que tudo isso não passa de uma lenda urbana na internet, como anteriormente foi citado na anotação. A história nasceu no início dos anos 2000 em sites como clickto.com e coinop.org, como especulações sobre um jogo maldito criado nos anos 80 naquela cidade. A empresa fictícia, que nunca existiu de fato, tinha até seu site oficial (sem muita interação, eu mesmo já acessei e era apenas um plano de fundo explicando sobre a criação do jogo e sobre experimentos do governo). O criador do jogo se chama Kurt Koller, que postou o link do mesmo para download nesses sites que citei acima. O problema é que a história virou uma creepypasta oficial, se difundiu absurdamente na internet e milhares de pessoas começaram a compartilhar pensando ser verdade. Eu mesmo compartilhei na época em meados de 2009 e 2010, pois havia jogado por alguns minutos o jogo.




Alguns fatores essenciais devem ser analisados sobre essa história:

- O jogo realmente existe e está para baixar na internet. Você pode baixar e jogá-lo normalmente no computador (o link está no final do artigo). Porém, como já explicado acima, foi criado por uma pessoa em meados dos anos 2000 para computador;

- O governo dos Estados Unidos realmente utiliza jogos para treinamento do exército, e para testes de psico atividade para luta e sobrevivência. Porém nunca foi difundido tais jogos para o meio civil;

- Jogos não alteram a mente do ser humano e sequer controlam, como foi dito na lenda. Certos pontos de luz, sons, vibrações, e mais uma série de fatores podem influenciar em disfunções estomacais e enxaquecas, porém nada disso é uma espécie de hipnose ao suicídio ou qualquer algoritmo demoníaco. Um sintoma possível em jogos como Polybius ou Tempest (jogo real da época para Atari), é a famosa cinetose. A cinetose é uma disfunção do sistema vestibular, que enquanto você está num ambiente imóvel, enxerga e interage com um ambiente extremamente frenético e rápido como o jogo, ocasionando um nó no cérebro. Daí o cérebro se atrapalha e tende a sentir enjôos e tonturas. Muitas pessoas se sentem enjoadas andando de carro, por exemplo, e isso é uma situação parecida;

- Polybius poderia ser comparado de fato com alguns jogos da época. Aqueles jogos ocasionavam problemas a algumas pessoas, como os arcades Asteroids e Berserk, pois possuíam um certo frame nas animações e jogo de cores. Epilepsia e enxaquecas eram comuns. Os principais problemas logicamente, eram ocasionados também pelo vício, onde alguns chegavam a ultrapassar 24 horas seguidas de jogo. Logicamente nenhum cérebro aguenta.


Algumas imagens do game.


OPINIÃO DO AUTOR

Eu joguei Polybius por alguns minutos, e particularmente não senti nada. Porém tenho um conhecido que jogou e afirmou ter ouvido vozes da sua cabeça, como de seu falecido avô. Em termos céticos, podemos afirmar que isso tudo depende da situação emocional de cada um. Se você possui um transtorno qualquer, e se põe em risco, automaticamente tende a enfrentar problemas sérios, o que pode ser o caso de jogos. Uma pessoa violenta não passa a ser violenta com jogos, mas ainda pode ser um gatilho caso a pessoa já tenha alguma patologia como psicopatia ou esquizofrenia, como exemplo.

Tudo isso depende de como é seu emocional e como é sua saúde. Abaixo o link para baixar o jogo, caso tenha interesse. Lembrando que o jogo possui um visual que pode trazer certo desconforto, por isso alguns fatores citados na lenda podem ser levados em conta.

https://polybius.en.softonic.com/
        


Gostou do artigo? Bons sonhos.

Comentários

Postagens mais visitadas